Pular para o conteúdo principal

Da impopularidade à ícones da moda: Os nerds invertem os papéis


É da natureza do ser humano se aproximar de pessoas das quais se identificam, criando assim grupos de interesses em comum. Entre os jovens essas divisões são ainda mais notórias, e assim os grupos são facilmente percebidos a partir de seus estilos ainda na escola. Por falar em escola, é lá que a primeira divisão ocorre, quem não se lembra dos “nerds” e dos “valentões”?

    “Nerd” era a expressão pejorativa usada até pouco tempo para definir pessoas com interesses intelectuais considerados inadequados para sua idade e distanciamento de atividades mais populares, o que acabava por excluí-los socialmente. Enquanto os chamados “valentões” eram os garotos populares, geralmente bem vestidos, admirados, em alguns casos exímios atletas, cercados de amigos e que gostavam de caçoar de quem consideravam diferentes.

   Se há algum tempo o “nerd” era considerado sinônimo de caretice, falta de moda e impopularidade, hoje os tempos mudaram e muitas pessoas passaram a considerá-los tendência de estilo.

   Muitos fatores contribuíram para que os holofotes da mídia se virassem para esse grupo antes excluído. Filmes de super-heróis, crescimento da internet e das mídias digitais e até mesmo a ascensão bem sucedida de ícones com Bill Gates, Steve Jobs e Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, a rede social mais pop dos últimos anos.  Aliás graças a esses ícones, considerados por muitos como gênios, que os antes excluídos passaram a ser sinônimo de sucesso. Como já diziam Os Seminovos (banda mineira com letras de músicas divertidas, muitas com a temática voltada para o universo nerd): “O nerd de hoje é o cara rico de amanhã”.

   Marvyn Mesquita, estudante de 20 anos e fundador de um grupo que reúne nerds, acrescenta:

   -Com o tempo os videogames, histórias em quadrinho, mangás e animes - parte da cultura jovem japonesa, referente a quadrinhos e desenhos animados - entre outros elementos foram tomando seu lugar na cultura pop. Com isso, surgiu uma certa "modinha" em que a pessoa diz ser nerd mas na verdade não é. Parte dessa modinha se deve a série norte-americana The Big Bang Theory e ao crescimento das indústrias de desenhos e filmes de super heróis, que sempre foram febre entre os nerds.

   De rejeitados a ícones de uma nova moda, os nerds passam pelos prós e contras de tanta visibilidade. Se agora ganharam mais respeito e admiração, ganharam também pessoas que os imitam para se encaixarem nesse padrão de popularidade. A toda hora nos deparamos com pessoas que imitam o comportamento nerd em troca de uma aceitação desse grupo. João Ribeiro, de 25 anos, afirma:

   -A principio não curtia certos filmes, livros e tudo mais, mas como todos os meus amigos estavam nessa onda nerd, meio PC Siqueira e Marcos Castro – Jovens que ganharam fama através de vídeos postados no canal YouTube – acabei me vestindo e agindo de tal forma para não ser excluído. Com o tempo, é claro acabei me interessando por esse universo e independente da moda hoje é meu estilo de vida.

   Gabriel Santos, analista de sistemas de 35 anos, se diverte com essa inversão de papéis:

   -Acho engraçada essa moda, as pessoas querendo ser nerd, se vestindo, falando, vendo e até fazendo as mesmas coisas que eu sempre fiz. Lembro que passei boa parte da minha infância e adolescência excluído, sem muitos amigos, sendo zoado na escola, riam de mim o tempo todo. A primeira namorada que tive foi aos 17 anos e mesmo assim escondia algumas das minhas “nerdices” com medo dela terminar comigo. E hoje é isso aí, você encontra nerds namorando, na praia, bebendo no bar, cercado por amigos, em contrapartida vê aqueles caras enormes da academia jogando RPG e videogame, é uma troca muito louca, nós como os populares e alguns deles se inspirando na gente.

   Se antes era vergonha, agora é motivo de orgulho, o universo nerd está fazendo sucesso e inspirando muita gente. Os óculos, a blusa xadrez, o sapato estilo Oxford, as saias compridas, as camisas com estampas relacionadas a jogos ou internet. As referências a esse estilo são várias e estão por aí nas ruas, internet e passarelas mostrando que atitude é o que não falta. 

(Luíza Gallagher)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não gosto de gente como você

Não gosto de gente como você Não gosto dessa presunção Nem da arrogância Muito menos da prepotência. Mas é você... Não gosto de gostar tanto de você Mesmo com a presunção Principalmente pela arrogância E até pela prepotência que te cai tão bem. Não gosto de gente como você mas gosto, muito mais do que deveria, de você. (Luíza Gallagher)

Acordar

(Luíza Gallagher)

Você foi

Você foi a causa e a consequência o meu erro e o meu acerto a culpa e a desculpa o desejo e o temor o ódio e o amor você foi e nunca mais voltou. (Luíza Gallagher)