Pular para o conteúdo principal

Guerreiros do Quadro Negro

Os desafios enfrentados pelo professor e a esperança no futuro





No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor no Brasil. Nessa mesma data no ano de 1827, Dom Pedro I decretou a criação do ensino elementar no país, porém apenas 120 anos depois desse decreto é que começamos a comemorar o Dia do Professor por aqui. 

O profissional da educação é marcado pela sua importância e também pela falta de reconhecimento que recebe. Com salários baixos e por vezes condições precárias de trabalho, luta com bastante dificuldade para mudar a situação educacional do país. Ana Cristina Bezerra, professora há 17 anos, aponta também a ausência de incentivo à capacitação e de atualização acadêmica como um dos grandes problemas da educação. Segundo ela, a falta de apoio desmotiva os profissionais da área. 

Falta de apoio também é o que Fábio Costa, de 22 anos, sentiu ao decidir seguir a carreira de professor. “Quando contei para o meu pai o que eu planejava fazer ele ficou louco. Disse que era profissão de mulher e que eu ia morrer de fome com o salário.” Conta o estudante de letras.

O medo com relação às finanças infelizmente é uma realidade da profissão. De acordo com uma pesquisa que visa traçar o perfil do professor, realizada pela UNESCO em 2004, a grande maioria dos docentes tem renda familiar situada entre 2 a 10 salários mínimos. Arnaldo Niskier, Doutor em Educação pela UERJ, mostra grande preocupação com esse problema: “Os nossos professores, em todos os graus, recebem salários miseráveis. Como é que se vai mudar a face do país sem professores e especialistas estimulados, com salários compatíveis com a dignidade humana?"

Porém mesmo com todas as dificuldades, a maioria dos profissionais permanece bastante confiante em dias melhores. A professora Ana Cristina Bezerra declara que o amor ao ato de educar é o grande estimulo a seguir na carreira. “O ato de ajudar na formação de um cidadão mais consciente e capaz de transformar a sociedade, para que possam pensar mais no coletivo é o que me motiva.” Fábio Costa faz coro: “A grande motivação que tenho em trabalhar como professor vem do fato de ter sempre sonhado em mudar o mundo, e o ato de ensinar, de mudar aquelas crianças é de certa forma um ato de mudar um pouco do mundo. Me sinto um verdadeiro guerreiro do quadro negro ao pensar que estou fazendo o meu papel para termos um mundo melhor”.


(Luíza Gallagher)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não gosto de gente como você

Não gosto de gente como você Não gosto dessa presunção Nem da arrogância Muito menos da prepotência. Mas é você... Não gosto de gostar tanto de você Mesmo com a presunção Principalmente pela arrogância E até pela prepotência que te cai tão bem. Não gosto de gente como você mas gosto, muito mais do que deveria, de você. (Luíza Gallagher)

Acordar

(Luíza Gallagher)

Você foi

Você foi a causa e a consequência o meu erro e o meu acerto a culpa e a desculpa o desejo e o temor o ódio e o amor você foi e nunca mais voltou. (Luíza Gallagher)