Pular para o conteúdo principal

Como driblar as tentações da Semana Santa


A Semana Santa chegou e com ela seus tradicionais pratos. Como resistir aos peixes, vinhos e chocolates? E o mais importante, como aproveitar essas delícias sem prejudicar a saúde?

Apesar das tentações é possível manter a forma e a boa saúde sem abrir mão dessas delícias. O segredo é a moderação e a escolha correta dos alimentos e do modo de preparo.

O peixe é um dos principais pratos dessa época do ano, porém os cuidados começam na hora da compra. Deve-se verificar sempre se está fresco observando a cor, por exemplo, evite peixes com manchas escuras ou esverdeadas. Se o alimento estiver com um odor estranho e desagradável tenha cuidado, pode significar que está impróprio para o consumo. É importante verificar também se as guelras estão avermelhadas, o que é um sinal de que ele está fresco. Observe se o peixe está bem armazenado no local, a textura da carne que deve ser firme e os olhos que devem estar brilhantes.

Apesar de o peixe ser uma grande fonte de proteínas, deve-se evitar fritá-lo, a melhor opção é fazê-lo assado, cozido ou grelhado para evitar o excesso de calorias em seu prato. Outra dica é escolher os filés do tamanho de uma mão em média, eles são menos gordurosos. Tenha cuidado também com o uso de farinhas, ovos e óleo na hora do preparo. O bacalhau é o peixe mais consumido na Semana Santa, ele possui baixas taxas de gorduras e calorias, porém deve ser evitado por pessoas com problemas de pressão alta por ser um alimento muito salgado, em alguns casos é recomendado que o substitua por peixes com menos sal. Lembre-se que as "gorduras do bem" também engordam. Por isso, não exagere.

O principal símbolo da páscoa são os ovos de chocolate e o mercado possui uma enorme variedade de tipos. Para quem não quer sair da dieta há as opções menos calóricas feitas com chocolate amargo ou meio amargo, que são os tipos mais saudáveis. Há também as opções de ovos diet/light, sem lactose, sem glúten e até mesmo feito com soja que são recomendados para casos de dietas especiais como cardíacos, alérgicos, diabéticos ou pessoas com intolerância a lactose.

Uma importante dica é sempre observar as informações nutricionais na embalagem do chocolate, ou de qualquer outro produto, antes de comprá-lo para assim poder ter maior controle das calorias ingeridas. Com bom senso, alguns cuidados e sem excesso é possível aproveitar dos prazeres da Santa Ceia sem ter que sofrer para perder os quilinhos depois. Na dose certa o chocolate e o peixe são ótimas fontes de nutrientes e só terão benefício a trazer. 

(Luíza Gallagher)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acordar

(Luíza Gallagher)

Não gosto de gente como você

Não gosto de gente como você Não gosto dessa presunção Nem da arrogância Muito menos da prepotência. Mas é você... Não gosto de gostar tanto de você Mesmo com a presunção Principalmente pela arrogância E até pela prepotência que te cai tão bem. Não gosto de gente como você mas gosto, muito mais do que deveria, de você. (Luíza Gallagher)

Você foi

Você foi a causa e a consequência o meu erro e o meu acerto a culpa e a desculpa o desejo e o temor o ódio e o amor você foi e nunca mais voltou. (Luíza Gallagher)